Como a sauna pode te ajudar a ter uma vida mais saudável

Como a sauna pode te ajudar a ter uma vida mais saudável

28 de Agosto de 2019

As saunas são uma forma alternativa de tratamento para muitos problemas, sejam eles físicos, como gripes e doenças respiratórias, ou mentais, como o estresse e ansiedade. Agora, vamos falar sobre os seus benefícios e como eles podem melhorar a sua vida positivamente!

O que apontam as pesquisas?
As pesquisas apontam os benefícios e cuidados que devem ser tomados no uso da sauna. De acordo com um artigo publicado na Revista Brasileira de Medicina Esportiva de Niterói, em 2006, cada organismo (homem, mulher, idoso ou criança) vai responder de uma forma diferente, e por isso, os riscos e benefícios variam conforme o perfil.

A pesquisa da FM-UFMG (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais), também publicada em 2006 nessa revista, aponta que o uso de saunas são uma terapia coadjuvante em portadores de hipertensão arterial sistêmica ou insuficiência cardíaca. Mas, pessoas que já são portadoras de problemas cardíacos muito fortes podem ter consequências negativas, sendo necessários maiores cuidados.

Como já dito, os casos variam. Pessoas que vivem em climas tropicais reagem de forma diferente de quem mora em um país de frio extremo, por exemplo. Mas, o importante é: desde que utilizada da forma correta, os benefícios são garantidos!

Respiração
O banho de vapor gera dilatação do poros de nossas peles, que, através do suor, auxilia na eliminação de toxinas.

Coração
As pesquisas citadas acima apontam principalmente a prevenção de alguns problemas coadjuvantes. Tanto para as pessoas que usam o banho a vapor como tratamento quanto para as demais, é muito importante evitar a ingestão de bebidas alcoólicas algumas horas antes e durante o uso da sauna, uma vez que esta reduz a pressão corporal.

Terapia
Além do aroma dos óleos essenciais, a sauna é deliciosa de se usar. A sauna relaxa a musculatura, facilita a respiração, reduz enxaquecas, e ajusta a pressão arterial, mas lembre-se que ela deve ser usada da forma adequada!

Pele
Além da liberação de toxinas pelo suor, a sauna é um hidratante natural de ação profunda na pele, e o seu uso frequente ajuda a prevenir rugas e reduz a oleosidade. E lembre-se, é de extremo benefício, junto a sauna, o hábito da alimentação balanceada e da prática de esportes. Por isso, considere ter uma no conforto da sua casa para se cuidar. Cuidar da sua saúde, é amar a si mesmo.

Esperamos que tenha gostado dos benefícios apontados e para qualquer dúvida, pode entrar em contato com a MaxSul!