PESQUISAS REVELAM: TOMAR SAUNA MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO

PESQUISAS REVELAM: TOMAR SAUNA MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO

16 de Agosto de 2018

PESQUISAS REVELAM: TOMAR SAUNA MELHORA O CONDICIONAMENTO FÍSICO

A sauna “engana” o corpo, que responde como se estivesse fazendo exercícios, como um treino de ciclismo ou corrida

13/08/2018

Tomar uma sauna logo após o treino é, na verdade, uma arma secreta de atletas de resistência para competir no calor ou na altitude

Uma nova pesquisa publicada pelo Mayo Clinic Proceedings revelou que tomar sauna é mais do que uma boa maneira de relaxar. Tomar sauna pode proporcionar benefícios equivalentes aos exercícios físicos. Isso porque a sauna “engana” o corpo, que responde como se estivesse fazendo exercícios, como um treino de ciclismo ou corrida. Assim, o organismo leva a sério mudanças fisiológicas que podem ajudar o corpo a se proteger inclusive de algumas doenças crônicas, segundo os pesquisadores.

Quando você sai da sauna, o corpo responde como se você estivesse encarando uma subida. A frequência cardíaca eleva-se a uma zona de treinamento (entre 120 e 150 bpm), a temperatura aumenta, você sua até pingar e seu corpo bombeia hormônios, como o do crescimento.

Os benefícios de tomar sauna

Segundo a pesquisa, quanto mais as pessoas frequentavam a sauna, menor era o risco de sofrer uma doença cardíaca fatal. Os que foram a sauna pelo menos 4 vezes por semana também reduziram os riscos de mortalidade comparado àqueles que foram somente uma vez. Além disso, a sauna ajudou a aliviar dores e inflamações associadas à artrite.

E mais: os benefícios do banho de sauna podem ser ainda maiores se você se exercitar. A combinação de bons níveis de condicionamento com exercícios aeróbicos regulares e banhos de sauna frequentes dão proteção cardiovascular extra.

Leia também: 5 mitos sobre frequência cardíaca

Como tomar sauna melhora o desempenho

Quando um grupo de corredores (treinados) de longa distância sentou-se em uma sauna por 30 minutos após o treino, 4 vezes por semana, tiveram seu desempenho melhorado em 32%, além de baixarem o tempo nos 5 km em 2%. Isso tudo em apenas três semanas.

Usar a sauna depois de se exercitar, quando seu corpo está um pouco desidratado, pode ser ainda melhor.

“Dessa forma, você tem um baixo volume sanguíneo”, explica a pesquisadora sênior Stacy Sims, PhD, do Adams Center for High Performance da Universidade de Waikato, na Nova Zelândia. Quando você entra na sauna, seu corpo responde ao ambiente quente enviando sangue para sua pele, para que você possa suar e evitar o superaquecimento.

E como você está com uma quantidade limitada de sangue, há menor fluxo para os órgãos, fazendo com que os rins fabriquem EPO (ele mesmo, a substância chave para a performance). O volume plasmático também é aumentado, em seguida o volume sanguíneo e, consequentemente, melhora-se a performance.

Além disso, tomar uma sauna logo após o treino é, na verdade, uma arma secreta de um atleta de resistência para competir no calor ou em altitude, diz Stacy. Isso redefine seus limites de termorregulação, de modo que as temperaturas quentes parecem menos severas e ajuda a melhorar o desempenho em eventos de grande altitude, onde o ar da montanha é muito seco e rarefeito.

“A orientação geral exige sessões de 25 a 30 minutos, em que a temperatura não exceda 70ºC.”

Como usar a sauna para ser melhor atleta

Foque durante sete dias seguidos para colher os resultados.  No primeiro dia, você só pode tolerar de 5 a 10 minutos, mas no sétimo dia, 25 a 30 minutos devem ser alcançados, diz Stacy.

Como sua frequência cardíaca em repouso será alta durante o tempo de sauna – cerca de 140 bpm – tente manter seus treinos menos intensos na semana. Planeje mais de uma semana de recuperação ou de resistência para evitar o overtraining, recomenda Stacy.

Tente não beber água durante esses 30 minutos – sua bebida de proteínas está liberada, mas evite qualquer outro líquido, já que um pouco de desidratação é a chave para as adaptações dessa técnica. Você pode jogar um pouco de água no pescoço e na nuca para se refrescar.

Leve isso a sério

Depois de terminada a sessão, reidrate lentamente ao longo de 2 a 3 horas.

Para pessoas saudáveis, tomar sauna é bem seguro. Mas você não deve fazer isso se tiver dores musculares ou nas articulações, inchaço, vermelhidão ou sensibilidade em repouso ou com exercícios leves. O mesmo se aplica se você tiver hematomas ou feridas, ou se consumiu álcool recentemente – o que pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou AVC. E se você começar a se sentir desconfortável a qualquer momento, saia da sauna.